10 ferramentas gratuitas para auxiliar o marketing da sua empresa
Muitas empresas ainda acreditavam que o Marketing Digital poderia ser um custo desnecessário, visto que já mantinham suas vendas apenas com estratégias offline, não é?
Entretanto, com algumas impossibilidades de vender em espaços físicos, devido às medidas de distanciamento social – no período de pandemia do novo coronavírus, contar com o auxílio da tecnologia tem sido uma das melhores soluções para manter os lucros.
As empresas que já utilizavam o Marketing Digital para impulsionar seus resultados, tiveram menos problemas em se adaptar à realidade atual. Porém, esse momento é um desafio para muitos profissionais e negócios, e é preciso contar com boas ferramentas para superar a crise e estar à frente da concorrência.
Portanto, nossa equipe reuniu 10 ferramentas GRATUITAS de Marketing Digital para ajudar você nesse processo e garantir mais sucesso nas estratégias de sua empresa. Vamos lá!
1.Estúdio de Criação
O Estúdio de Criação oferece diversos recursos gratuitos para que você possa agendar publicações, mensurar o desempenho do conteúdo digital e se relacionar com seus clientes, por meio das contas de Facebook e Instagram da sua empresa.
Por lá, você pode criar e publicar posts, carregar vídeos, responder mensagens e comentários, além de acessar informações importantes sobre público e retenção nas páginas.
2.Google Analytics
O Google Analytics é uma das principais ferramentas gratuitas para monitorar diversas métricas e entender melhor o tráfego nos seus canais de venda e comunicação.
Por meio dele, você pode integrar as redes sociais, o blog e o site da sua empresa, e monitorar indicadores para planejar os próximos passos com base em dados e realizar a tomada de decisões com mais facilidade.
Vale ressaltar que sua empresa não precisa ser grande para realizar o devido acompanhamento de métricas.
Negócios de quaisquer segmentos ou portes devem analisar os relatórios gerados com indicadores e gráficos para melhorar seus trabalhos com Marketing Digital e, assim, ter mais oportunidades de alcançar seus clientes.
3.MailChimp
Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de ter uma lista de e-mail para ter melhores resultados em sua empresa. Então, o MailChimp é uma ótima opção para te ajudar a dar início ao e-mail marketing.
Apesar de ser uma ferramenta paga, ele tem uma versão completamente gratuita e um layout altamente intuitivo para tornar essa atividade ainda mais prática. Com ele, você pode divulgar serviços, interagir com os clientes, investir em conteúdo, analisar dados e converter vendas.
4.Facebook Ads
Como reforçar a divulgação e aumentar o alcance do seu trabalho divulgado em mídias sociais? O Facebook Ads é uma opção gratuita, que pode ajudar você a alavancar a visibilidade da sua empresa.
Por meio dele, você pode segmentar leads, definir campanhas e ter um ótimo custo x benefício em seus planejamentos e resultados.
5.Gerador de Personas
Estudar as personas da sua organização é essencial para saber com quem você deve se comunicar. Para apoiar você nesse processo, o RD disponibiliza o Gerador de Personas.
Essa ferramenta gratuita oferece um formulário, com diversas perguntas, para formar a representação do cliente ideal da sua empresa. É um ótimo passo para definir suas estratégias com mais assertividade.
6.Canva
Software online gratuito, o Canva possibilita a criação de projetos de design, logos, gráficos e infográficos, oferecendo diversos ícones, ilustrações, fontes, elementos e fotos.
É uma ótima ferramenta para você que deseja agregar mais valor ao conteúdo visual das redes sociais da sua empresa, por exemplo, e melhorar o engajamento com seu público de forma mais prática e acessível.
7.Trello
A organização e a integração com a equipe são dois fatores necessários para trabalhar com Marketing Digital.
O Trello tem uma versão gratuita para ajudar você e seu time a se organizarem, com mais facilidade e eficácia.
Podendo ser acessado tanto por aplicativo quanto pelo site, o Trello permite o compartilhamento de tarefas, armazenamento de informações e comunicação rápida com os integrantes dos processos.
8.Google Trends
Saber o que está sendo mais pesquisado no seu país e ao redor do mundo pode ser extremamente útil para definir novos conteúdos para a sua empresa.
O Google Trends, ferramenta gratuita, é uma ótima alternativa para ajudar você a descobrir o que as pessoas estão pesquisando.
Por lá, você pode filtrar períodos e lugares, além de comparar tópicos, encontrar palavras-chave e analisar quais assuntos são mais atrativos no momento.
9.Gerador de Jornada de Compra
Você consegue perceber que os clientes da sua empresa podem estar em diferentes etapas de compra?
Por isso, é essencial entender mais sobre a jornada de compra do seu público, a fim de definir informações mais importantes para cada momento.
Isso ajuda você a alcançar os clientes de forma mais assertiva e, dessa forma, aumentar as conversões. O RD oferece o Gerador de Jornada de Compra, gratuitamente, para sugerir ideias de conteúdos e títulos úteis para o seu negócio.
10.Google Alerts
Já imaginou receber, regularmente em seu e-mail, notícias relacionadas ao nicho da sua marca e, assim, conhecer novas possibilidades para dialogar com seu público?
Pois é, com o Google Alerts, você pode definir palavras-chave ou assuntos específicos para se manter sempre atualizado, monitorar a área, ficar por dentro do que tem sido feito na concorrência, conferir as tendências do mercado e ter insights para gerar melhorias ao seu trabalho com Marketing Digital ao longo do tempo.
Viu só a quantidade de ferramentas disponíveis e totalmente gratuitas que você pode encontrar na internet para impulsionar suas estratégias?
É possível analisar as que mais se encaixam nas atuais necessidades do seu negócio e iniciar novos processos de trabalho com a sua equipe.
Dica extra: é recomendável fazer treinamentos com frequência, com o objetivo de capacitar seus colaboradores a utilizarem essas ferramentas com mais eficiência, aumentando também a produtividade, o engajamento e a motivação.
Vale muito a pena investir em Marketing Digital para alavancar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca, a fim de possibilitar o alcance das suas metas e aumentar a taxa de lucratividade da sua empresa. Alguns dos benefícios de aderir às estratégias do meio digital são:
– mais valor agregado à marca de sua empresa;
– alinhamento das estratégias com as tendências do mercado;
– possibilidade de aumento da carteira de clientes;
– melhorias na comunicação e no relacionamento com o público;
– impulsionamento de vendas.
Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você! Continue de olho em nosso blog para conferir mais conteúdos como esse e aproveite para compartilhar com seu time!
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