Dicas de estratégias de crescimento para tempos de incerteza
Num cenário de crise é possível e necessário adotar estratégias de crescimento para manter a sua empresa competitiva. Naturalmente quando as dificuldades começam a surgir os gestores tendem a manter a companhia num modo reativo de maneira a ter uma presença mais discreta no mercado. No entanto, essa forma de agir pode reduzir as oportunidades de sucesso financeiro em médio e longo prazo.
5 Dicas de estratégias de crescimento para cenários de incerteza
A crise chegou e a sua companhia ficou estagnada? Saiba que esse comportamento corporativo não é nada saudável para o posicionamento de mercado futuro. Em algum momento a economia começa a dar sinais de recuperação e as organizações que não se preocuparam em evoluir seus negócios podem perder participação junto aos consumidores.
Para conquistar e manter uma posição de destaque no seu segmento de atuação se mostra imprescindível ter uma atitude mais proativa. Não importa o que aconteceu antes, os consumidores desejam ter acesso ao que há de melhor. Confira a seguir as 5 estratégias de crescimento que podem ser adotadas num cenário de crise.
1 – Otimize processos para reduzir custos
A primeira ação que boa parte das empresas toma diante de um cenário de crise é cortar custos reduzindo o número de colaboradores, diminuindo a produção, fechando unidades entre outros. Trata-se de uma reação diametralmente oposta àquela tomada em um momento de crescimento. Será então que esse corte de custos é realmente a melhor medida?
É possível chegar a uma solução nem lá e nem cá, já pensou em investir na otimização de alguns processos reduzindo os custos de produtos em médio e longo prazo? Otimizar significa adotar metodologias mais eficientes para a realização de um procedimento. Softwares e equipamentos digitais podem ser utilizados para essa finalidade, faça um estudo da situação atual da sua companhia, como são realizados os mais variados processos e como eles poderiam ser melhorados.
A partir dessa avaliação faça orçamentos para saber qual o custo da otimização, compare com o corte de custos que essa estratégia pode propiciar em médio e longo prazo. Verifique quanto tempo vai levar para que a economia gerada cubra todos os custos. No final dessa avaliação você saberá se é ou não uma boa estratégia de crescimento.
2 – Estude a concorrência
Os últimos meses foram extremamente difíceis para a sua organização, mas algumas concorrentes demonstram grande fôlego no mercado? Vale a pena investigar quais são os fatores de impulso de crescimento dessas marcas verificando a possibilidade de aplicar as mesmas ideias ao seu empreendimento.
Dentre os possíveis fatores de crescimento podem estar uma negociação mais eficiente com os fornecedores conseguindo preços mais competitivos e a conquista de uma fatia extra de mercado, novos consumidores que migraram de um segmento semelhante buscando uma substituição por uma alternativa mais barata.
3 – Valorize seus colaboradores
Se a primeira ideia que passou pela sua cabeça ao perceber a crise chegando foi demitir parte dos seus funcionários saiba que não é a melhor atitude para manter a organização em crescimento. Certamente não é um momento propício para iniciar uma contratação em massa, porém, evite desligar muitos funcionários. Além de reduzir a força de trabalho da sua empresa também gera um ambiente de medo e incerteza.
Os colaboradores vão trabalhar todos os dias com medo de receberem o bilhetinho azul. O ideal é reunir a equipe e falar sobre o assunto espinhoso das dificuldades, mas que em princípio não existe o plano de desligamentos. Use essa situação como motivação entre os seus funcionários, eles precisam ter o ímpeto de fazer o seu melhor para manter a companhia competitiva.
4 – Segure o repasse de custos para o cliente
Um dos motivos que faz com que algumas marcas percam parte de seus consumidores num momento de crise é o repasse do aumento de custos para o preço final do produto ou serviço. Para crescer é necessário fidelizar os clientes, fazer com que eles sintam que a organização caminha ao seu lado.
Segurar esse repasse em um momento em que os consumidores também não têm um orçamento muito elástico pode fazer com que eles se mantenham fiéis depois da passagem do pior. Talvez durante algum tempo a sua empresa fature menos do que o desejado, mas se isso não acarretar em prejuízos não precisa ser necessariamente um problema.
5 – Mantenha-se informado
Quando as coisas vão bem é fundamental se manter bem informado para saber quando o tempo de bonança pode virar, contudo, quando as coisas vão mal é crucial ficar a par de todas as novidades de maneira a ver o sol nascendo novamente no horizonte. Preparar-se para o retorno dos consumidores após a crise é uma maneira de suprir todas as suas necessidades e continuar como uma das melhores escolhas.
Fonte: Marcus Marques
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