Venda consultiva: Quais os benefícios para o seu negócio?
O universo das vendas sempre é cheio de tendências, e uma das mais faladas agora é a venda consultiva, que tem se destacado bastante nas empresas B2B.
Você já parou para pensar em como seria bom se os profissionais de vendas, em vez de apenas oferecerem serviços ou produtos, analisassem como apresentar as melhores soluções para as necessidades de seus clientes? Isso geraria benefícios para toda a empresa, não é mesmo?
A metodologia da venda consultiva se distancia da venda tradicional, pois visa unir essas duas competências fundamentais: conhecer os produtos e serviços que devem ser vendidos e saber como oferecer consultorias aos clientes.
Acompanhe a leitura desse post com a gente e confira os 4 principais benefícios dessa estratégia.
O que é venda consultiva?
Como o próprio termo remete, a venda consultiva é um modelo de venda em que o vendedor deve atuar também um consultor com o objetivo de gerar mais valor para os produtos ou serviços e para a empresa como um todo.
Dessa forma, o profissional de vendas deve ser um especialista e ajudar o cliente no que for preciso, por meio de informações importantes e estratégias assertivas.
Diferentemente da venda tradicional, na venda consultiva, o vendedor precisa estudar os clientes, entender suas dores e seus desejos, ouvir suas opiniões e necessidades, cadastrar perfis do público da empresa e analisar quais são as melhores soluções e abordagens a serem apresentadas.
Quer saber quais são os benefícios dessa prática? Confira nos tópicos a seguir.
1.Clientes mais satisfeitos
Como a venda consultiva não foca nos produtos ou serviços, e sim no que o cliente mais precisa, a experiência de compra se torna muito mais satisfatória.
A interação é feita com uma conexão de forma mais aprofundada, o que resulta em relacionamentos mais duradouros, fidelização do público e até atração de novos clientes.
2.Aumento do ticket médio
Devido à maior satisfação na experiência de compra, se torna mais fácil vender em maior quantidade ou aumentar a variedade de itens a serem vendidos.
Ou seja, é uma ótima oportunidade para aumentar o ticket médio – maior valor de compra por cliente – da sua empresa.
3.Diminuição do churn
Como a venda é feita de forma mais personalizada, como uma consultoria, para atender às necessidades do cliente e tirar todas as dúvidas que ele tiver, a taxa de churn – ou de cancelamento – tende a diminuir bastante.
Tendo como um dos principais objetivos a experiência mais satisfatória para o cliente, o modelo da venda consultiva ajuda não só a fidelizar clientes, mas também possibilita a indicação de mais outros, visto que a empresa garante mais credibilidade e autoridade no mercado.
4.Insights e novas oportunidades
Por ter um contato mais próximo com os clientes, os profissionais de venda tendem a ouvir mais opiniões, necessidades e sugestões. Isso é ótimo não só para o momento da venda, mas principalmente para as próximas estratégias da empresa.
Ao conhecer melhor o seu público, a equipe pode identificar novos produtos ou serviços que podem ser comercializados para reter mais clientes ou atrair novos. Isso possibilita novas oportunidades de vendas, além de melhorar a qualidade do que é oferecido e gerar insights para aumentar a quantidade de itens.
Viu só as vantagens da venda consultiva? Esperamos que você possa aplicar essa tendência na sua empresa contábil para garantir ótimos resultados.
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